quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Um zumbi não pode ser musculoso!"

De vez em quando, costumo ouvir a frase que serviu de título para esta postagem, quando alguém vem me falar a respeito do Penitente. E dia desses, aconteceu novamente.
Um garoto, muito educado, veio a mim, se apresentou e disse que gostava do Penitente, tinha as 3 edições lançadas até então, perguntou pelas próximas e me pediu permissão para fazer uma crítica.
Respondi que poderia e só aproveitei a oportunidade para pedir a ele, que também me permitisse responder sobre tal crítica, estabelecendo assim um diálogo, o que ele também aceitou.
Então ele disse: "O Penitente é legal, mas se ele tivesse um visual mais magrelo, seria mais irado, já que ele é um zumbi!"
Respondi que até concordo que poderia ser um visual maneiro e que alguns artistas até já retrataram o Penitente de tal forma. Mas expliquei a ele que o personagem tinha um corpo atlético e que ele permaceu morto por apenas 3 dias, não dando tempo para um maior apodrecimento.
Percebi que, apesar de ter aceitado a minha explicação, talvez a tivesse achado um tanto forçada... Então, tomei a liberdade de perguntar a ele se gostava mais da Marvel ou da DC e a resposta veio favorável à "Casa das Ideias".
- Mas conheces os personagens da DC? Perguntei a ele. E ele disse que sim.
Logo em seguida perguntei se ele já havia lido alguma história sobre um vilão chamado Solomon Grundy que, por acaso, também é um morto-vivo. E ele então me disse:
- Nossa, Lobo, é mesmo! Solomon é a versão Hulk-zumbi da DC e eu nunca havia parado para criticar isso! E se desculpou logo em seguida.
Dispensei suas desculpas, disse que não havia feito nada e que o papo tinha sido muito agradável. Ele então agradeceu e foi embora, me cobrando, mais uma vez, pelas próximas edições.
Resolvi dividir com vocês este papo que tive com um leitor, apenas para lhes mostrar que o fato de rebater uma crítica, não quer dizer que eu não a aceite! Gosto da troca de diálogo e, para mim, falar de quadrinho é sempre legal!
Sem falar que retrata, com muita fidelidade, o que acontece, pelo fato de muitas vezes criticarmos o que é daqui e aceitarmos tudo que vem de fora.
Mas foi muito bom ver que há, aí fora, uma turminha de novos leitores com a mente mais aberta!
Abraços!

Este texto foi originalmente publicado em meu antigo fotolog Terra, no dia 26/01/2011.

4 comentários:

  1. Legal!
    O diálogo sempre pode ser tranquilo, sem exaltações...

    ResponderExcluir
  2. A sua postura diante do comentário do garoto foi de uma humildade fantástica! Quantos autores estão abertos a discutir seus trabalhos com os leitores? Sabemos que aqui no Brasil os fanzineiros aceitam bem e sempre criam uma legião de fãs por esse carisma! Uma pena que as grandes editoras se fechem em seus universos particulares... ignorando fãs e leitores no mundo todo... Seja apagando personagens das histórias em quadrinhos ou reduzindo-os a secundários sem nenhuma importância real. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Cara, adorei mesmo, meus parabéns!

    Passe depois em meu principal "fotolog", relacionado ao material artístico que produzo: http://flogvip.net/alberteeinsteinecia.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir
  4. O GRUNDY foi criado bem antes do Hulk e talvez seja o primeiro zumbi dos quadrinhos, ele era um cara mau que morreu e foi ressucitado por forças misticas, mas eu prefiro o nosso ZUMBIZÃO e confesso que sonho em um dia poder DESENHAR a história que conta a ORIGEM dele.

    ResponderExcluir